Sistema Reprodutor Masculino

Picture
        Ao contrário das mulheres, que já nascem com o número de células reprodutivas estipulado, nos homens, a produção de gâmetas é vitalícia, após se iniciar na puberdade.

    A formação e armazenamento dos espermatozóides ocorre nos testículos. No interior dos testículos, existem umas estruturas chamados túbulos semíniferos, onde são produzidas, a partir da puberdade, as espermatogónias. Estas alojam-se nas extremidades dos túbulos e à medida que completam o seu processo de diferenciação até se tornarem espermatozóides (as espermatogónias diferenciam-se em espermatócitos I que por sua vez se diferenciam em espermatócitos II que finalmente se diferenciam em espermatozóides), aproximam-se do centro, sendo que, no final da diferenciação, os espermatozóides formados se encontram com as caudas para o centro do túbulos.


Picture
Nos diversos túbulos existem as células de Sertoli que nutrem as espermatogónias e coordenam a formação dos espermatozóides através da produção de proteínas indispensáveis à diferenciação/maturação das espermatogónias. Estas segregam ainda um líquido que assegura o transporte dos espermatozóides até aos epidídimos (estrutura dos testículos onde os espermatozóides são armazenados).

         Durante uma a ejaculação, os espermatozóides seguem pelos canais deferentes onde se misturam com as secreções produzidas pelas vesículas seminais e pela próstata, formando-se o esperma.