Ser mãe depois dos 40

Picture

          
O período mais favorável para engravidar é entre os 20 e os 35 anos de idade.


No entanto, com os avanços da medicina, é possível planear uma gravidez depois dos 35 anos.

A mulher não precisa de desistir da gravidez se já passou da faixa etária habitual, pois os riscos podem ser controlados e superados.

Cuidados a Ter:

         Para que a gravidez corra o melhor possível, deverá antes de engravidar, fazer algumas análises e exames, como provas de toxoplasmose, rubéola, hepatite, sida, sífilis, e as normais análises.
         Ao longo dos nove meses de gestação é normal que as grávidas dupliquem os seus cuidados.
         A regra de ouro de uma gestação passa, primeiro que tudo, por uma boa alimentação.


Perigos:

         Uma gravidez a partir dos 40 anos vê aumentada a probabilidade de riscos, nomeadamente no que diz respeito a anomalias cromossómicas. O risco de ter um bebé, por exemplo, com síndroma de Down (trissomia 21) é tanto maior quanto mais velha for a mãe.

         É importante, por isso, avaliar os antecedentes obstétricos da mulher para poder fazer um juízo de valor sobre os riscos, nomeadamente através de exames e acompanhamento médico.

         Uma mãe muito nova, ou de idade avançada, vê as hipóteses de aborto aumentadas. Tudo depende da gravidez e do estado de saúde da gestante. No entanto, uma mulher com mais de 40 anos enfrenta um risco maior de ter um bebé prematuro, ou de vir a abortar.