Complicações durante o parto


   A maioria dos trabalhos de parto decorre sem complicações. No entanto, podem surgir alguns problemas, como por exemplo, contracções fracas ou ineficazes que podem abrandar o parto ou mesmo pará-lo.


Alguns problemas que podem surgir:

     Contracções ineficazes: Durante o trabalho de parto, as contracções do útero seguem, normalmente, um esquema bem coordenado e começam na região superior do útero. Se este esquema não for coordenado ou se as contracções forem demasiadamente fracas, o processo é alterado.

    O canal de parto: Por vezes, apesar das fortes contracções do útero, o colo do útero não se dilata. Este problema pode ser originado pelo tecido cicatrizado, no caso de a mulher ter sido submetida a uma operação cirúrgica no colo do útero ou por tumores benignos no colo do útero. É assim necessário, recorrer à cesariana.

     Posição do bebé: Durante a primeira fase do trabalho de parto, o bebé está, normalmente, de cabeça para baixo e de frente para as costas da mulher. Nesta posição, a cabeça passa mais facilmente pelo canal de parto do que se o bebé estiver em qualquer outra forma.