Sinais de gravidez


       Os sinais iniciais de uma possível gravidez variam de mulher para mulher, podendo não ocorrer em todas as mulheres grávidas.


 Desaparecimento da menstruação:
       Durante o período da ovulação, o útero sofre uma série de alterações para receber o embrião. Nessas alterações, encontra-se o espessamento das paredes uterinas, resultantes do aumento de vasos sanguíneos, que seriam responsáveis por levar ao feto tudo o que ele necessitaria. Não ocorrendo fecundação, este espessamento torna-se inútil. A menstruação resulta da “escamação” do útero, onde são expulsos do organismo os vasos sanguíneos formados. Havendo gravidez, a menstruação deixa de ocorrer para os vasos sanguíneos cumprirem a sua função.
        Este sinal está presente em todas as mulheres grávidas.

 Mudanças nos seios:
        Ocorre em todas as mulheres, no entanto, não tem período certo para ocorrer, no entanto, é sempre dos primeiros sinais a fazer-se notar.
        O aumento do tamanho dos seios, o aumento do mamilo e o escurecimento do mesmo, são as mudanças que ocorrem ao nível dos seios, que resultam de alterações hormonais no organismo da mulher, que tem em vista a preparação dos seios para a amamentação.

 Náuseas e enjoos:
         Ocorrem em cerca de 80% das grávidas. Resultam de todas as alterações que o organismo está a sofrer para se adaptar ao bebé. As mulheres que sofrem enjoos têm menos riscos de sofrer um aborto natural.

 Dor nas costas:
         Acontece em todas as grávidas. Acentua-se nos últimos meses da gravidez, devido ao aumento de peso do bebé.

Crescimento da barriga:
         Depende de mulher para mulher, estando directamente relacionado com a estrutura da mulher. Nas mulheres mais magras e de anca mais estreita, nota-se mais cedo.
         Numa segunda gravidez, a barriga já cresce mais rápido, pois os músculos do abdómen e os ligamentos já se encontram relaxados.

 Aumento da frequência urinária:
         É um dos sinais iniciais e ocorre em todas as mulheres. Inicia-se entre as 6-8 semanas após a fecundação.

 Cansaço e sonolência, dores de cabeça:
        Acontece a todas as grávidas. A actividade intensa do bebé e as alterações do corpo da mãe, resultam neste sinal. Normalmente inicia-se entre 1 a 6 semanas após a fecundação, acentuando-se mais nos últimos meses da gravidez.