Pré-Natal


      Independentemente dos planos que se fizeram ao preparem-se para o nascimento dos filhos, quase todos os casais experimentam sentimentos contraditórios quando a mulher engravida. A mulher pode ficar preocupada com as mudanças físicas no seu corpo, especialmente se for a primeira gravidez. Compreender como e porque é que o corpo passa por determinadas mudanças ajuda a diminuir possíveis ansiedades. Para saber melhor o que pode esperar, a mulher pode tirar um curso sobre gravidez.


     Os cuidados pré-natais devem iniciar-se o mais cedo possível, para que os problemas possam ser identificados e, se necessário, tratados. É através das estruturas extra embrionárias que vai ser possível o diagnóstico de possíveis doenças, deficiências ao nível da formação do novo ser, etc. Com o avanço da medicina e da ciência foram existindo cada vez mais técnicas e métodos de diagnóstico de anomalias fetais e de doenças genéticas, como do vírus da Sida, Síndrome de Down, entre outras.

     Dentro dessas técnicas destacam-se diversas, com diferentes processos de aplicação, e com diferentes vantagens e consequências à sua realização.

Testes e exames:

    Os cuidados pré-natais são os cuidados dispensados à mulher antes do bebé nascer. Nas consultas pré-natais, o médico faz vários testes e exames para determinar tanto o bem-estar da mãe como o do feto em desenvolvimento. Os cuidados pré-natais devem começar muito cedo e prosseguir com toda a regularidade, pois são essenciais para a prevenção de problemas ou para a sua detecção, o mais cedo possível, de modo a poderem ser tratados melhor. Alguns dos exames feitos para apurar a existência ou não de problemas são:

Ecografia:

Picture
Técnica de diagnóstico por imagem, baseada em certas propriedades físicas dos ultra-sons. Permite diagnosticar más formações fetais, bem como controlar o crescimento do feto ao longo da gravidez. É um método realizado com frequência ao longo da gravidez, servindo como um controlo do desenvolvimento e evolução da gravidez. É realizado logo nas primeiras semanas da gravidez e por aí em diante, até ao nascimento da criança.



Picture
Vantagens:
-Não agressiva nem para a mãe nem para o feto;
-Segura, uma vez que é realizada no exterior não se entrando em contacto com o feto;
-Grande nível de aceitação pelas pacientes;
-O resultado é imediato;
-Permite um diagnóstico muito claro quanto à formação do feto.

Desvantagens:
Exame muito demorado;
Grande custo económico.

Amniocentese:

Picture
        Teste realizado ao líquido amniótico, que protege o embrião dentro do útero. Consiste na perfuração do abdómen até ao útero com uma seringa especial, e através de um ultra-som, o médico evita entrar em contacto com o embrião. Retira-se assim parte do líquido para testes. Este líquido permite verificar se o embrião tem alguma doença ou problema de formação. Este tipo de teste realiza-se a grávidas entre as 15 e 18 semanas de gestação.  

Vantagens:
-Avaliar problemas genéticos;
Detectar defeitos na formação do embrião;
Analisar infecções no líquido amniótico;
Verificar o funcionamento dos pulmões;
Detectar a presença de Síndrome de Down.

          Além de algumas vantagens ,a amniocentese não é totalmente seguro, podendo haver alguns risos. De entre os quais se destacam:
-Perda de muito sangue;
Processo doloroso;
Infecções;
Ferir o bebé, a placenta ou o cordão umbilical com a agulha;
Rompimento da cavidade amniótica;
Dores de parto e contracções precoces;
Aborto.