Gestação


          Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação, é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegrias e bem-estar intensos até a tristezas profundas.


         O atraso da menstruação é o sintoma que mais frequentemente levanta a suspeita de gestação. A ausência de menstruação prevista é o primeiro indício de que possa haver concepção. Entretanto, as mulheres com menstruações irregulares, muitas vezes só suspeitam de gestação quando outros sintomas como náuseas e vómitos, aumento do volume e dor no peito, aumento da frequência urinária, aumento de peso, aumento do volume abdominal e, mais tardiamente, sensações de movimentos fetais.

         No exame da mulher com atraso menstrual alguns sinais são altamente sugestivos para a gestação e, daí é feito um teste de gravidez. Os testes de gravidez utilizados visam identificar a gonadotrofina coriónica (HCG) produzida logo após a fecundação e implantação do óvulo no útero.

         O doseamento desta hormona, na urina ou no sangue, é a forma mais utilizada para o diagnóstico precoce da gestação.

         Os níveis de HCG na gestação normal podem ser doseados pouco tempo após a implantação, aumentam pelo menos 66% a cada 48 horas, alcançando o pico máximo entre 50 e 75 dias de gestação.

         A presença de gonadotrofina coriónica na circulação torna o diagnóstico de gestação muito provável, entretanto o diagnóstico necessita de um dos três sinais positivos de gestação:

Presença de batimentos cardíacos fetais. Os batimentos cardíacos fetais podem ser identificados por um aparelho chamado sonar a partir das 10 semanas de gestação.

 - Identificação dos movimentos fetais. Após a 20º semana de gestação os movimentos fetais podem ser sentidos pelo examinador que coloca a mão sobre o útero materno.

Visualização do feto: A identificação do feto pode ser realizado por ecografia via transvaginal (a partir da 6º semana de gestação) que é muito utilizada para o diagnóstico precoce de gestação, bem como das suas anormalidades.


1ºmês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:
- Ausência da menstruação;
- Cansaço e sonolência;
- Vontade de urinar com frequência;
- Náuseas, vómitos e salivação excessiva;
- Azia e dificuldade de digestão;
- Repulsa ou desejo de certos alimentos;
- Modificações nos seios (inchaço, sensação de adormecimento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);

 - Instabilidade emocional, similar à TPM (síndrome pré-menstrual) como por exemplo: maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
- Apreensão, medo, alegria, excitação.


No final do primeiro mês, o bebé é uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas próximas duas semanas, vai-se iniciar a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.


2º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações: 
- os mesmos do mês passado


- Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tonturas;

- As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e nos seios.        

          Começa a formação do corpo: A partir da 5ª semana de gestação, o embrião apresenta um formato oval, e consegue-se perceber numa das extremidades, a formação do cérebro e no resto do corpo, a formação da estrutura corporal e dos membros.É neste período que o coração do bebé começa a bater; começam a aparecer os delineamentos dos olhos, das orelhas, da boca e das fossas nasais. Começa-se a formar o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem como função de envolver o feto e protegê-lo durante toda a gravidez. 
         Começam a formar-se os dedos, e também a definição da estrutura esquelética, inicialmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos. Inicia-se a formação do aparelho genital e dos órgãos do aparelho digestivo. No final deste período, o feto tem aproximadamente 3 cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, tendo agora um aspecto mais humano. 


 


3º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:
- Os mesmos do mês passado.  

- Aumento do apetite.

- Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento do volume do sangue.

- Períodos de extrema calma e serenidade.

         Inicia-se a formação das pálpebras: Entre a nona e a décima semana, a cabeça do feto já está bem delineada, parecendo um tanto quanto desproporcionada em relação ao resto do corpo. Neste período, formam-se as pálpebras que irão proteger os globos oculares.

Começam-se a desenvolver outros órgãos, o sistema circulatório e urinário já estão funcionar, os órgãos genitais estão a desenvolver-se e os linimentos do rosto já estão modelados. No final da 10ª/11ª semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardíacos e da voz. Os músculos e as articulações deixam o feto fazer os seus primeiros movimentos. Na ponta dos dedos visualizam-se as unhas. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos.Próximo do final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, medindo cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesa aproximadamente 14 a 18 gramas.


4º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:
- Cansaço;
- Diminuição da frequência da vontade de urinar;
- Diminuição ou desaparecimento das náuseas, vómitos e salivação excessiva;


- Prisão de ventre;
- Azia e dificuldade de digestão;
- Os seios continuam a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto,  provocado pelo inchaço desaparecem ou diminuem;
- Possíveis dores de cabeça;
- Possível inchaço nos tornozelos e nos pés, e às vezes nas mãos;
- Aumento do apetite;
- Aumento da humidade vaginal;
- Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
- Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebé.

          O bebé faz xixi pela primeira vez; A partir da 14ª semana, todos os órgãos internos do feto estão com as estruturas principais formadas. O fígado começa a produzir o primeiro suco gástrico, e os rins iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de líquido amniótico.  

          Começam a crescer os primeiros cabelos. Entre a 15ª e a 16ª semana, os delineamentos do rosto do bebé definem-se melhor, com a formação da boca. A pele que se forma é lisa e transparente e, os primeiros cabelinhos começam a aparecer. Como o bebé engole muito líquido amniótico, às vezes ele pode ter soluços.

          Neste período, produz 100 células nervosas por segundo, a produção de células nervosas começa a acelerar, e as estruturas musculares e óssea prosseguem o seu desenvolvimento, o que faz com que ele comece a movimentar-se mais, dentro do útero materno.

          No final do 4° mês, o bebé mede, em média, 10 a 12 centímetros e o peso pode chegar aproximadamente a 200 -220 gramas, mas ainda não será possível detectar, qual o sexo do bebé.

5º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações: - Os mesmos do mês passado;
- Movimentos fetais;

- Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
- Cãibras nas pernas;
- Grande aumento do apetite;
- Dores nas costas;
- Modificação na pigmentação da pele, no abdómen e no rosto;
- Aumento da pulsação (frequência cardíaca).
- Maior estabilidade emocional, podendo sentir-se algumas mudanças de humor;
- Sensação mais ampla da realidade de "estar grávida";
- Períodos de distracção e falta de concentração.


         Na 20ª semana, é possível através duma ecografia saber se o bebé será menina ou menino, pois o exame feito nesta fase consegue delinear os órgãos genitais com grande exactidão.

        O bebé vai se movimentando cada vez mais e a futura mãe começará a sentir os movimentos do bebé, cada vez mais intensos. No início, a sensação é parecida com os movimentos das asas de uma borboleta dentro do ventre. Como ele começa a ter um maior período activo, em certos períodos do dia, passa também por alguns períodos de repouso.   
         Neste mês, o bebé cresce bastante, podendo medir, aproximadamente, 25 cm e pesar entre 340 a 500 gramas. O corpo já se encontra bem proporcional, cabeça-tronco-membros.

6ºmês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:
- os mesmos do mês passado além de:
- Movimentos fetais cada vez mais intensos;
- Sensação de dormência na parte baixa do ventre; 
- Aumento da humidade vaginal;
- Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
- Azia e dificuldade de digestão;
- Grande aumento do apetite;
- Dores nas costas;
- Modificação na pigmentação da pele, no abdómen e no rosto;
- Aumento da pulsação (frequência cardíaca);
- Sensação de coceira no abdómen.
- Maior estabilidade emocional;
- Certa ansiedade em relação ao futuro;
- Períodos de distracção e falta de concentração.


        Neste mês, o bebé começa a desenvolver 4 sentidos: audição, olfacto, tacto e paladar. A visão é o último dos sentidos a desenvolver-se. O bebé reage a estímulos externos, como a luz e a música, e percebe os barulhinhos físicos da mãe, como o bater do coração ou os gorgulhos intestinais.

        Ao completar este mês, o bebé terá aproximadamente 33 centímetros, e pesará, aproximadamente, 700 gramas. Provavelmente estará a assumir a posição fetal, com os joelhos próximos do abdómen e os braços dobrados no peito.

7º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:
- Falta de ar e dificuldades para respirar;
- Insónias;
- Ansiedade em relação ao bebé e ao parto;


- Períodos de distracção e falta de concentração;
- Sonhos e fantasias sobre o bebé.


         Nesta fase, o bebé já está bem formado, o sistema nervoso está-se à aperfeiçoar cada vez mais, e o cérebro está a atingir um desenvolvimento acelerado. No final do sétimo mês, os pulmões começam a desenvolver-se e se, por acaso, nascesse agora, teria grandes possibilidades de sobreviver.

        O bebé, durante o sétimo mês, consegue ter várias reacções, como abrir e fechar os olhos e ter maior percepção da luz; distinguir entre o gosto doce e o amargo, e responder a certos estímulos como o choro.No final do sétimo mês, o bebé chega a pesar cerca de 1 a 1,3 kg, e mede entre 37 a 40 cm. À medida que ele vai crescendo, vai ocupando cada vez mais espaço no útero, que começa a tornar-se um espaço cada vez mais pequeno.

 

8º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações:

- Movimentos fetais fortes e regulares;
- Falta de ar e dificuldades em respirar;
- Contracções;
- Colostro.
- Ansiedade em relação ao bebé e ao parto;
- Períodos maiores de distracção e falta de atenção.


          O ritmo do crescimento do bebé torna-se cada vez mais veloz e a maioria dos órgãos principais já estão a funcionar. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a íris apresenta uma coloração azulada). A audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mãe. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos.

         No final do oitavo mês, o bebé terá aproximadamente entre 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas.

9º mês

Picture
Sintomas, sinais e sensações: - Os mesmos do mês passado além de:
- Menor movimentação do bebé dentro do útero devido à falta de espaço;
- Aumento da humidade vaginal de forma mais abundante;
- Aumento das dores nas costas e da sensação de peso nas pernas;
- Respiração mais fácil quando o bebé se posiciona mais para baixo;
- Maior estímulo a urinar, depois do bebé se posicionar mais para baixo;
- Aumento na intensidade das contracções;
- Sensação de incómodo ou adormecimento das nádegas e da pélvis;
- Períodos alternados de maior energia ou maior cansaço;
- Aumento ou perda do apetite.
- Aumento da ansiedade, excitação e preocupação em relação ao bebé e ao parto;
- Períodos maiores de distracção e falta de concentração;
- Impaciência e inquietação.


         O bebé neste está praticamente pronto para nascer. O estômago e os rins funcionam perfeitamente bem, os pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar, o intestino já produziu mecónio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes) e o corpo já adquiriu uma boa camada de gordura.

        A pele tornou-se macia e delicada, e os cabelos já são um pouco compridos.

        Em média, o peso de um bebé no final da gestação é de aproximadamente 3300 kg, e a altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo).