Bebés recém-nascidos


      No final do parto, o bebé não vai ter o aspecto “normal”, que todas as pessoas pensam que tem. Só após alguns minutos, é que alguns pormenores, como as rugas, vão desaparecendo.


      A cabeça do bebé pode apresentar uma forma diferente durante as duas primeiras semanas, devido à pressão exercida no parto. As mãos e os pés do recém-nascido podem estar um pouco azuis, se a circulação demorar tempo a estabelecer-se, mas passado pouco tempo começam a ter um tom mais rosado. As unhas podem vir um pouco compridas. Os olhos podem ser cinzentos à nascença e a cor dos olhos do bebé pode não se definir até aos 6 meses de idade. Após o parto, é necessário limpar todas as camadas de placenta que envolviam o bebé. As manchas e pequenas erupções que podem ter, desaparecem por si, ao fim de algum tempo e o pêlo que cobre todo o corpo do bebé cai ao fim de duas semanas. É comum, os órgãos genitais, em bebés de ambos os sexos, estarem inchados. As meninas poderão ter algum corrimento vaginal que deve desaparecer em pouco tempo. Muitas vezes, os testículos encontram-se subidos e só descerão mais tarde.

Os primeiros exames do bebé:

     O médico irá examinar o bebé logo após o seu nascimento para assegurar-se que não existem quaisquer deficiências físicas, sinais de infecção ou outros problemas.

     O coração e os pulmões deverão ser auscultados e o ritmo cardíaco poderá ser um pouco acelerado nos primeiros tempos. O abdómen é apalpado para verificar o tamanho dos órgãos abdominais. O médico irá verificar também se todas as vértebras estão bem localizadas e fechadas e quaisquer problemas na coluna poderão já ser detectados nesta fase. É também realizado o teste do pezinho, que é feito quatro a sete dias após o nascimento. Este teste consiste na análise de sangue extraído do calcanhar do bebé para detectar doenças hereditárias ou eventuais problemas de tiróide.

O primeiro banho do bebé:

     Pode acontecer que o pediatra aconselhe que, nos primeiros dias, o bebé tome “banho seco”, uma vez que a pele ainda é bastante frágil. O banho seco é um tipo de banho indicado para os primeiros dias do bebé, enquanto o umbigo ainda está a sarar, uma vez que o bebé não é imerso em água.

     Depois dos primeiros dias e após a recomendação do pediatra, pode começar-se a dar banho de imersão ao bebé. Mas deve-se ter alguns cuidados, como por exemplo: a divisão onde se dá banho ao bebé deve ser previamente aquecida; deve-se preparar antecipadamente os utensílios necessários, como a toalha, o sabonete e o champô; a banheira não deve ser muito profunda (aproximadamente 10 cm de água) e a temperatura da água deve ser aproximadamente de 37ºC; nunca se deve deixar o bebé sozinho. No fim do banho, deve-se secar cuidadosamente o bebé e aplicar uma loção hidratante indicada.