Amamentação


      O acto de amamentar é essencial para o bom desenvolvimento do recém-nascido desde o momento do parto.


·         O leite materno constitui uma refeição completa e equilibrada para o bebé, na medida em que contém a correcta proporção de todos os nutrientes que o pequenino necessita.

·         À medida que passam os meses, vai-se alterando, adaptando-se às necessidades da criança nas diferentes fases de crescimento.

·         O Colostro é o primeiro leite formado, dando ao bebé os seus primeiros anti-corpos que o protegerão de diversas doenças, sendo também bastante nutritivo (possui todas as vitaminas, minerais e calorias que o bebé necessita).

·         É o alimento mais prático. Encontra-se sempre disponível sem necessitar de preparação (não é necessário aquecer ou esterilizar).

O acto de amamentar possui diversas vantagens, tanto para o bebé como para a mãe.

·         Ao bebé, fornece protecção imunitária e todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, o que se traduz num menor número de idas ao pediatra e consequente menor gasto em medicamentos.

·         Para a mãe, favorece e fortalece a relação entre mãe e filho; acelera a recuperação pós-parto; ajuda a que o útero se contraia; diminui a hemorragia e protege contra o cancro do colo do útero.

      Previamente ao iniciar-se o acto de amamentar, a mãe passa por uma série de alterações corporais:

·         Aumento significativo do peito entre a 5ª e a 8ª semana de gestação, resultante do aumento de volume das glândulas produtoras de leite. Neste período, as auréolas podem estar mais sensíveis ao toque e mais escuras.

      Quando e como deve ser iniciada a amamentação?

·         Deve iniciar-se na primeira hora de vida do bebé, o que estimula a produção de leite;

·         Se o parto foi difícil ou se administrou-se anestesia, é provável que o recém-nascido tal como a mãe, esteja cansado ou sonolento. Caso este não agarre na mama logo na 1ª tentativa, deve-se deixá-lo descansar e tentar mais tarde.

·         Para estimular o recém-nascido se prenda ao peito, deve-se passar suavemente os lábios do bebé pelo mamilo. Instintivamente, a criança orienta a boca em direcção ao peito. Mal o bebé abra a boca, deve-se conduzi-lo imediatamente peito.

·         O bebé alimenta-se entre 8 a 12 vezes ao dia. É necessário que nos primeiros meses, a mãe se encontre sempre disponível para amamentar. Quando é estabelecida uma periocidade, normalmente o bebé mama de 3 em 3 horas.

·         Normalmente, o bebé mama entre 10 a 15 minutos em cada peito, não devendo ultrapassar os 30 minutos no total.

·         O bebé deve em cada refeição, mamar nos 2 peitos e alternar a ordem dos peitos na próxima toma. É assim necessário que a mãe decore qual o primeiro peito usado em cada refeição, para usar o outro em primeiro lugar na refeição seguinte.

·         Quanto maior for a frequência com que se amamenta o bebé, mais rapidamente se produz a baixa do leite, que normalmente ocorre por volta do 3º dia após o nascimento. A mãe apercebe-se reparando que os peitos estão mais tensos, inchados, avermelhados e com uma sensação de peso. Para os estimular, é aconselhável fazer massagens circulares, preferencialmente com calor, como por exemplo, no duche, com o chuveiro.